PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 13 de novembro de 2018

XV Sipat destaca importância do estilo de vida para a prevenção de acidentes

“Slow living” foi o tema da XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), do Cárdio Pulmonar, que realizou atividades no Centro Médico, Prédio Administrativo e hospital. Aberta a todos os integrantes, a programação foi realizada entre os dias 7 e 9 de novembro.

A vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Virgínia Gomes, explicou que Slow Living foi o tema escolhido, pois em todas as investigações de acidentes a justificativa estava entrelaçada com a aceleração do dia a dia. “Pensamos em executar ações de busca por uma convivência mais harmoniosa, priorizando o resgate das relações, a partir da ideia que devemos ter de consciência do momento presente”, explicou Virgínia Gomes.
A palestra principal da Sipat foi “Despertando para o hoje, transformando o agora”, proferida pela psicóloga Tainá Sena. A atividade contou também com um bate-papo sobre drogas e automedicação. Foram montados, ainda, estandes com informações sobre equipamentos de proteção individual (EPI) e orientação nutricional em que o conceito de “slow food” foi explorado junto com informações sobre as diferenças entre alimentos light, diet e integral, oficina musical, música ao vivo, além de um autospa para os pés.
“Todas as ações e palestras contaram com grande adesão. A Sipat foi um sucesso e o retorno foi bem positivo por parte dos integrantes. Acho que conseguimos passar a mensagem que gostaríamos”, completou a vice-presidente.

Slow living

Originado na Itália, na década de 80, o movimento slow surgiu junto com o slow food, em contraposição ao fast food. Os valores do slow food – respeito ao tempo da natureza, valorização do local e do pequeno e valorização das relações – foram incorporados por outros setores da vida e da sociedade, que também perceberam o movimento que alguns estudiosos chamam de “aceleração social do tempo”.
Antes de mais nada, é preciso entender que desacelerar não é necessariamente ser devagar ou preguiçoso. No conceito de slow living, desacelerar é parar e pensar quando a velocidade e a correria fazem sentido e quando não fazem e você corre, simplesmente, porque isso é o considerado “normal”.

sipat1

 sipat2

MAIS NOTÍCIAS