PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 15 de abril de 2020

Videoconferência dá início à serie especial de discussões sobre Covid-19

Atividade do Hospital Cárdio Pulmonar contará com participação de especialistas da Cleveland Clinic (EUA)

Fisiopatologia da Insuficiência Respiratória e Uso de Ventilação Mecânica são os temas centrais da primeira webinar da Série Especial Covid-19 que será realizada nesta quarta-feira (15), das 18h30 às 20h, pelo Hospital Cárdio Pulmonar (HCP).

Com uso da tecnologia para substituir as discussões presenciais, a atividade direcionada à Covid-19 será semanal e se assemelha aos fóruns de especialidades realizados semanalmente pelo hospital, agora também em formato de videoconferência devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Os temas desta edição serão apresentados, respectivamente, pelo pneumologista Marcel Albuquerque, coordenador do Serviço de Pneumologia do Hospital Cárdio Pulmonar, e pela intensivista Michelle Biehl, brasileira radicada nos Estados Unidos que coordena uma das UTIs dedicadas aos pacientes com coronavírus na Cleveland Clinic Foundation (EUA).

Como debatedores foram convidados o pneumologista brasileiro Manuel Ribeiro Neto, que foi do Hospital Cárdio Pulmonar e hoje integra a equipe da pneumologia da Cleveland Clinic Foundation (EUA), e o intensivista Fernando Borba (Cárdio Pulmonar). Na moderação estarão os médicos do Cárdio Pulmonar Eduardo Darzé, cardiologista e diretor Médico e de Qualidade e Ricardo Sales, coordenador de Medicina Respiratória.

A evento online é direcionado a médicos e aberto a especialistas de todo o Brasil, através de link de acesso que pode ser solicitado pelo e-mail: ensinoetreinamento@cardiopulmonar.com.br

Pesquisa clínica

Como explica o cardiologista Luiz Ritt, gestor de treinamento, ensino e pesquisa do HCP, “esta série de webinars tem importância ímpar para que possamos compartilhar experiências e discutir o que há de mais recente no cuidado a Covid-19. Diariamente, temos novas informações publicadas sobre o tema nas principais revistas científicas e a troca de experiências entre especialidades e instituições é primordial neste cenário atual”.

Com relação aos estudos clínicos e pesquisas com foco no novo coronavírus, o Centro de Estudos Clínicos do Hospital Cárdio Pulmonar está desenvolvendo uma ação própria que cria um registro clínico para acompanhar e registrar dados dos pacientes com Covid-19 atendidos na unidade. “Esse material vai ser expandido para outros hospitais em Salvador, num projeto multicêntrico local em conjunto com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública”, explica.

Além disso, como diz Ritt, “o Centro de Estudos do Cárdio Pulmonar já está interagindo com outras unidades do Brasil e até de outros países participando de outros estudos multicêntricos não só relacionados a registros, mas também voltados a tratamento de casos de Covid-19, compartilhando as diferentes estratégias aplicadas”.

 

MAIS NOTÍCIAS