PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 14 de outubro de 2016

V Exposição da Qualidade tem 65 trabalhos inscritos

A V Exposição da Qualidade – Revelando as boas ideias teve um número recorde de produções inscritas. Foram produzidos pelos integrantes 65 trabalhos com o tema “Eficiência Operacional e Segurança como estratégias para melhorias de processos”. Os projetos levaram em consideração as diretrizes do método PDCA (Plan, Do, Check e Act), bem como a utilização de outras ferramentas da Qualidade. A mostra ocorreu de 26 a 30 de setembro, no auditório do Prédio Administrativo (PAD).
Os trabalhos vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora e através de votação do público interno. Foram premiados nove trabalhos, incluindo a tradicional menção honrosa. Além disso, este ano, foram criadas duas novas categorias: Lean Six Sigma e Metas de Segurança do Paciente.
“Inicialmente, a maior parte dos trabalhos inscritos na Exposição era da área assistencial e a apresentação feita por lideranças. Hoje, é notório o engajamento de toda a instituição. Temos um envolvimento expressivo dos setores de apoio, além de participação ativa da equipe operacional e uma maior interface entre as áreas. Isso demonstra a consolidação da metodologia, a importância das melhores práticas e o amadurecimento da cultura de segurança”, avaliou a enfermeira de Referência da Qualidade e Segurança, Verônica Heleno.
A Exposição da Qualidade surgiu em 2012 como uma estratégia para fortalecimento da cultura de qualidade e segurança no Hospital Cárdio Pulmonar. Desde sua criação, a atividade vem crescendo progressivamente. Foram produzidos 20, 25, 34 e 40 trabalhos, respectivamente, nos últimos quatro anos.

Conheça os vencedores
PDCA Categoria Geral:

1º lugar: Redução do tempo médio de bloqueio do leito (Setor: Governança)
2º lugar: Aumento da taxa de validação farmacêutica da prescrição médica (Setor: Farmácia)
3º lugares: Redução do tempo de permanência dos cateterismos cardíacos eletivos (Setor: Hemodinâmica) e Projeto Atualize: Consolidando a prática da Gestão Documental no HCP (Setor: Qualidade e Segurança)
Votação Pública: Eficiência operacional no controle de estoque da Farmácia do Centro Médico (Setor: Farmácia) e Gestão dos atrasos nos atendimentos do ambulatório do Centro Médico Cardio Pulmonar (Setor: Ambulatórios Centro Médico)
Menção Honrosa: Semana de higiene das mãos: Pequenas ações que constroem hábitos e salvam vidas (Setor: UTI Cardíaca)
PDCA Categoria Meta de Segurança do Paciente:
Estratégias para redução de erros de medicação envolvendo eletrólitos concentrados na UTI Geral (Setor: Farmácia)
PDCA Categoria Lean Six Sigma:
Redução do tempo médio de permanência no Hospital Cárdio Pulmonar (Setor: Coordenação Geral de Enfermagem)

MAIS NOTÍCIAS