PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 15 de maio de 2015

Supervisores e referências concluem Programa de desenvolvimento de Líderes

Com o objetivo de sedimentar os valores Cárdio Pulmonar (CP) e, com base neles, construir uma cultura própria de liderança, gestão e cuidado, foi realizado o Programa de Desenvolvimento de Líderes para supervisores e referências (PDL). O curso foi dividido em três módulos, nos meses de fevereiro, março e abril, com os conteúdos “Cultura Cardio”, “Liderança” e “Comunicação e Feedback”, respectivamente.
O programa, inspirado na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), foi adequado à vivência do Cárdio. Teve início em 2014 com turmas formadas por membros da diretoria, gestores, gerentes e coordenadores. Os supervisores e referências são parte fundamental na construção da cultura própria do CP e pela disseminação desse conteúdo por meio do discurso e prática.
Katiane Pedreira, gestora de Práticas Assistenciais, contou com diversos integrantes de sua equipe envolvidos no treinamento. Ela diz que percebe um “avanço considerável”, principalmente em relação à qualidade da comunicação e realização de feedbacks, pontos que considera críticos no ambiente hospitalar.
“Após a realização dos módulos, percebíamos claramente o entusiasmo dos integrantes em colocar em prática algo discutido no programa ou mesmo na sua preparação pessoal para os módulos. Estamos aprendendo a planejar nossas ações e conduzí-las de forma sistemática com acompanhamento periódico. Com o entendimento da sua necessidade, esse passo já foi alcançado”, avaliou a gestora.

Atividades

Os encontros aconteceram na Sala de Treinamento do Centro Médico e contaram com aulas expositivas, dinâmicas, vídeos e análises de filmes. As atividades foram desenvolvidas pela equipe de P&O, sob coordenação de Ângela Lima, que também foi facilitadora.
“Implementar este programa foi bastante enriquecedor, pois pude aprofundar-me nos conceitos da TEO e ter maior contato com as médias e futuras lideranças. É um momento muito importante no HCP na formação e desenvolvimento desses profissionais”, declarou.
Os roteiros dos filmes foram avaliados por meio de um estudo dirigido e de acordo com os conteúdos específicos dos dois primeiros módulos do curso. As apresentações aconteceram no último encontro e foram comentadas por líderes do Cárdio Pulmonar: a gerente de Qualidade, Janaína Regis, a gerente de P&O, Patrícia Tanure e a coordenadora geral de enfermagem, Márcia Viana.pdl

MAIS NOTÍCIAS