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Publicado em: 17 de setembro de 2020

SETEMBRO LARANJA: mês é dedicado à segurança do paciente

“Segurança do trabalhador da saúde: Uma prioridade para a segurança do paciente” é o tema deste ano definido pela OMS

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro, mas o mês todo é dedicado à campanha Setembro Laranja, que reforça a importância do cuidado para a redução de danos evitáveis. Simbolizando a adesão do Hospital Cárdio Pulmonar à iniciativa, a fachada do hospital recebeu iluminação na cor laranja.

Este ano, diante dos riscos aos quais estão submetidos os profissionais de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus, a OMS definiu como tema “Segurança do trabalhador da saúde: Uma prioridade para a segurança do paciente” e como slogan “Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros”.

Na mobilização em torno da segurança do paciente e em defesa da qualidade da assistência prestada, o Cárdio Pulmonar vem desenvolvendo uma série de atividades com integrantes, clientes e familiares, com base nas 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela OMS.

Além de ações com colaboradores e corpo clínico, atividades também foram direcionadas a pacientes e familiares, incentivando ações de autocuidado que garantem a segurança.

Segurança gera segurança

Como explica a gerente de Qualidade e Segurança, Janaína Regis, o dia 17 de setembro deste ano é uma oportunidade de abordar e esclarecer temas que envolvem a segurança do trabalhador da saúde como alicerce para a segurança dos pacientes.

“A pandemia nos trouxe a necessidade de olharmos de maneira mais cuidadosa para os profissionais da saúde, considerando a segurança não apenas no âmbito da integridade física, mas também psicológica. Segurança gera segurança”, pontua.

Como completa Janaína Regis, diversas ações são desenvolvidas no Cárdio Pulmonar para promoção de um ambiente seguro para todos: “A campanha em prol das metas internacionais de segurança do paciente, o programa de suporte psicológico e apoio às equipes, as auditorias internas e o reconhecimento dos profissionais mais engajados no reporte de incidentes são exemplos de iniciativas que se destacam neste mês”.

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