PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 22 de julho de 2019

Pneumonia: reconheça os principais  sintomas e procure um especialista

 

 

foto_pneumoTosse com presença de catarro, dor no tórax, cansaço, dificuldade para respirar, febre ou hipotermia, confusão mental e sonolência. Esses são os principais sintomas da pneumonia, doença que acomete especialmente dois grupos: crianças de até 5 anos e idosos, ambos em função de um sistema imune mais frágil. O Inverno é a época de maior ocorrência dessa enfermidade. Além da oscilação de temperatura ao longo do dia, o período também é marcado pelo ar seco, o que leva à menor hidratação das vias aéreas, fator que contribui para o aparecimento de problemas respiratórios. A equipe de Pneumologia do Hospital Cárdio Pulmonar respondeu a algumas perguntas sobre a doença para melhor informar e conscientizar os pacientes sobre a prevenção e cuidados acerca da doença.

Confira: 

 

1. A gripe pode ser a causadora da pneumonia?

Sim. Alguns vírus causadores da gripe podem comprometer os mecanismos de defesa do pulmão, deixando a pessoa vulnerável aos agentes causadores da pneumonia, sejam eles vírus, bactérias ou fungos. Por isso, é comum algumas pessoas desenvolverem pneumonia após uma gripe.

2. A automedicação pode camuflar os sintomas da pneumonia?

Não. A pneumonia pode ter sintomas comuns aos de outras doenças do aparelho respiratório, como a bronquite, traqueíte ou sinusite. Entretanto, se ocorrer acometimento alveolar, normalmente demonstrado por exame radiológico do tórax, confirmamos o diagnóstico de pneumonia, que pode variar quanto a extensão e gravidade.

3. As causas da pneumonia são diferentes da gripe?

Sim. As pneumonias são causadas por diversos microorganismos, como bactérias, fungos e vírus, podendo, inclusive, ter associação com causas não infecciosas como na pneumonia química, que está relacionada à inalação de substâncias tóxicas como mofo e fumaça. Já a gripe tem, necessariamente, os patógenos virais como causa.
4. Idosos são mais suscetíveis à pneumonia?

Sim. Os idosos são mais propensos à maior incidência e maior gravidade dos quadros de pneumonia por apresentarem maior fragilidade do sistema imune e pela maior prevalência de doenças crônicas associadas, como cardiopatias e diabetes.

5. O clima frio favorece o surgimento de gripes e pneumonias?

Sim. O frio tem efeito danoso direto sobre a mucosa do sistema respiratório, além de prejudicar seus principais mecanismos de defesa, como a ação mucociliar. Além disso, as baixas temperaturas promovem maior aglomeração de pessoas, facilitando a transmissão de doenças respiratórias infecciosas.

6. Existe algum fator que facilite o aparecimento da pneumonia?

Sim. Há várias causas para a pneumonia. O fumo está entre as principais porque provoca uma reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores no pulmão. O álcool também é uma causa importante, pois reduz a imunidade. Outros fatores são a existência de doença pulmonar e o comprometimento do sistema imunológico.

IMPORTANTE: Procure um médico especialista para esclarecer dúvidas e manter a avaliação em dia!

Texto com informações da Equipe de Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar: pneumologistas Larissa Sadigursky e Fernanda Pires.

MAIS NOTÍCIAS