PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 11 de maio de 2016

Nutricionistas do CP participam do 28º Congresso de Cardiologia da Bahia

As nutricionistas da equipe do Hospital Cárdio Pulmonar Ana Paula Canavarro e Milena Borges participarão, nesta quinta-feira (12 de maio), do XVI Simpósio Norte Nordeste de Nutrição e Cardiologia/ XVI Simpósio de Nutrição em Cardiologia da Bahia. O evento integra a programação do 28º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, que acontece até o dia 14, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.
Milena será a coordenadora da mesa redonda “Obesidade e Hipertensão”, que acontece de 11h às 12h30. Ana Paula Canavarro ministrará a palestra “Biodisponibilidade de Micronutrientes em Doença Cardiovascular”, que terá início às 9h50. O tema começou a despertar o interesse de Ana Paula ainda na universidade e ganhou mais importância quando ela ingressou no Cárdio Pulmonar. A forma que alguns nutrientes colaboram no tratamento ou prevenção de doenças cardiovasculares se tornou mais relevante ao atuar em um hospital especializado.
“Artigos e pesquisas recentes afirmam que micronutrientes como magnésio, zinco, vitaminas C e E, de forma suplementar ou na alimentação, auxiliam na recuperação dos pacientes e ajudam a evitar doenças cardiovasculares”, afirma Ana Paula. O resultado da pesquisa, que já está sendo aplicado em seus pacientes do consultório, ainda não está implantado no hospital, mas é esse o objetivo. “Tudo o que pesquisamos temos como finalidade levar para a prática e buscar resultados para os pacientes”, destacou a nutricionista, que possui especialização em Clínica Funcional. Ana Paula é palestrante e já participou de eventos em universidades e instituições privadas.
Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional, Milena Borges vai coordenar a mesa redonda “Obesidade e Hipertensão”. Milena destaca a importância em se debater a relação entre as duas patologias. “A obesidade e a hipertensão são comorbidades que estão diretamente associadas. Estudos mostram que o ganho de peso ao longo da vida é um importante fator para o desenvolvimento da hipertensão arterial. O cuidado com a alimentação é fundamental tanto para prevenir a hipertensão, quanto para quem já tem a patologia instalada. A perda de peso é um tratamento eficaz para a redução da pressão arterial”, alertou a nutricionista do Cárdio Pulmonar. Milena vai ser responsável por conduzir o debate entre outros três participantes.

MAIS NOTÍCIAS