PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 09 de julho de 2015

Nova UTI do Cárdio Pulmonar garante maior conforto e segurança

Já está em plena operação a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cárdio Pulmonar. Instalada no 3º andar, a estrutura teve a capacidade de atendimento ampliada, passando a oferecer dez modernos e equipados leitos, num ambiente amplo e acolhedor.

Com a adoção das melhores práticas, o uso de tecnologia de ponta e a qualificação das equipes assistenciais, o Cárdio Pulmonar conseguiu atingir índices significativos com relação à qualidade de assistência, o que reflete diretamente na segurança dos pacientes internados na unidade.

Entre estes índices estão a baixa taxa de infecção relacionada a cuidados de saúde e reduzida taxa de mortalidade indexada (relação entre o risco de morte calculado por escore de gravidade e mortalidade real), avaliada por meio do APACHE II – Acute Physiology And Chronic Health Evaluation. O indicador, que leva em consideração variáveis fisiológicas, idade e doença crônica e não só o índice de mortalidade bruto, é recomendado pelo Ministério da Saúde. Os últimos resultados do CP são metade do valor de referência.

Conduzida pela médica intensivista e pneumologista Marília Fagundes, juntamente com o coordenador médico de áreas críticas, Edson Marques, a equipe da UTI reúne dez plantonistas, dez enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem, seis fisioterapeutas, um nutricionista, uma farmacêutica clínica, uma psicóloga e demais profissionais de apoio.

Projetada a partir de um layout moderno, a nova UTI garante maior conforto e segurança aos pacientes e familiares. “A disposição permite visão direta dos leitos e a unidade conta com uma moderna central de monitorização, localizada no posto de enfermagem, que fornece à equipe informações constantes dos dados vitais e tendências evolutivas de cada paciente”, diz a intensivista.

Ainda segundo dra. Marília, cada leito dispõe de uma janela que permite a entrada de iluminação natural, fundamental para a orientação do paciente. “Todos os leitos contam ainda com infraestrutura para acolhimento dos acompanhantes para trazer mais comodidade para a permanência próxima ao paciente, quando necessário”, completa. As instalações da UTI também foram projetadas dentro dos critérios de ergonomia para os colaboradores.

MAIS NOTÍCIAS