PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 27 de março de 2019

Hospital Cárdio Pulmonar oferece tratamento de dores crônicas


O alívio de dores crônicas é o foco do novo serviço do Hospital Cárdio Pulmonar. Voltado ao tratamento, cuidado e acolhimento do paciente com dor, a terapia oferece recursos como bloqueio, acupuntura e medicação venosa. O objetivo é reduzir ou eliminar dores osteoarticulares, miofascial, causadas por fibromialgia e enxaqueca, por exemplo.
“Nosso foco é o tratamento de dores que já foram investigadas, mas que para seu controle precisam de mais cuidados. Cada paciente tem um encaminhamento específico para o tratamento da sua dor que pode mesclar as técnicas ou tilizar só um dos métodos”, explicou a anestesista Lucimar Ferro, que é algologista – especialista no estudo e tratamento da dor.
Para entender a dor, os médicos usam classificações. A mais comum é a que indica se é aguda ou crônica. A aguda é aquela que acontece em resposta a uma lesão do tecido, a uma fratura, um ferimento, uma doença. Nesses casos, uma vez que resolve a causa, o problema vai desaparecer. A dor crônica ou persistente pode durar meses ou anos.
A algologista ressalta que a automedicação é um risco. E que o uso de analgésicos sem acompanhamento médico por períodos prolongados pode piorar o problema.
“Buscamos o alívio da dor de todos os pacientes. Casos como a fibromialgia, por exemplo, conseguimos um controle satisfatório. A doença está lá, mas a dor é minimizada ou controlada”, explica Lucimar Ferro.
O atendimento acontece no Centro de Infusão de Medicamentos do HCP. Os pacientes com queixa de dor crônica podem agendar sua consulta por meio da central do Centro Médico Cárdio Pulmonar (3203-2222), sem que seja necessário o encaminhamento por outro profissional.

MAIS NOTÍCIAS