PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Atendimento: 71 4020.2322 Ouvidoria: 71 3003.4330 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 03 de junho de 2022

Hospital Cárdio Pulmonar e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, realizou a primeira edição do Curso POCUS – Ultrassom Point of Care

Nos últimos dias 28 e 29 de maio, o Hospital Cárdio Pulmonar, em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – IDOR -, realizou a primeira edição do Curso POCUS – Ultrassom Point of Care.

As aulas teóricas foram gravadas e disponibilizadas aos alunos em uma plataforma própria desenvolvida para o curso. O conteúdo foi extremamente amplo, o que determinou grande interesse e procura dos alunos. Ecocardiografia, US de abdome, doppler transcraniano, pesquisa de trombose venosa profunda, punção guiada por US, monitorização hemodinâmica não invasiva e prática dos protocolos VEXUS e E-FAST.

Os coordenadores e instrutores do curso foram Dr. Dalton Barros, (Cardiologista, Intensivista diarista da UTI cardiológica), Dr. Fábio Soares (Cardiologista e Coordenador do setor de Ecocardiografia), Dr. Marco André Salles (cardiologista e ecocardiografista), Dr. Erich Vater (Radiologista) e Dr. Willy Vater (Radiologista), todos membros da equipe do Hospital Cárdio Pulmonar.

As aulas práticas realizadas na instituição contaram com 50 alunos das mais diversas áreas de atuação (UTI, emergência, cirurgia, anestesia, clínica médica) de diversos serviços da Bahia e de outros estados. Eles passaram por um rodízio de 10 estações práticas, acompanhados dos instrutores. Mantendo uma média de 2 a 3 alunos por aparelho, todos os alunos puderam treinar repetidamente a aquisição e interpretação dos exames.

O curso é aberto para médicos de outras instituições de saúde, e deve realizar nova edição até o fim do ano, já com lista de espera em andamento.

O foco é a capacitação do médico para um atendimento mais assertivo e imediato de pacientes críticos nos mais diversos cenários (UTI, emergência, centro cirúrgico, enfermaria) adotando condutas mais rápidas e, consequentemente, melhorando desfechos clínicos. Essa tendência tem sido utilizada fora do país, e agora o Hospital Cárdio Pulmonar oferece profissionais de referência para um curso de alta relevância para o benefício dos pacientes, aqui mesmo, em Salvador.

MAIS NOTÍCIAS