PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 10 de agosto de 2015

Hipertensão atinge um a cada quatro brasileiros adultos

O ritmo de vida acelerado, o sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis contribuem para o aumento da ocorrência de doenças na população. Entre os adultos, o colesterol alto, o sobrepeso e a hipertensão arterial são alguns dos problemas mais comuns. No Brasil, a hipertensão acomete um a cada quatro adultos e sua prevalência chega a mais de 50% na população acima de 60 anos.
“A pressão alta é uma doença relacionada ao estilo de vida atual. Sedentarismo, sobrepeso e hábitos alimentares inadequados, principalmente o abuso do uso do sal, são os principais vilões”, resumiu o cardiologista Lucas Andrade, coordenador do Serviço de Check-up do Hospital Cárdio Pulmonar.
Um em cada três pacientes atendidos diariamente no Check-up apresenta colesterol alto, um em cada quatro possui pressão arterial alta e metade está com sobrepeso/obesidade. Dr. Lucas alerta que para ter uma vida saudável é preciso ficar atento a alguns pilares: não fumar, não consumir álcool ou consumir de forma moderada, controlar o estresse, praticar exercícios físicos e adotar uma alimentação balanceada.
Diagnóstico
Todo paciente maior de 18 anos deve ter seus níveis pressóricos aferidos e, conforme resultado obtido, repetir a medida em um intervalo que pode variar de uma semana a dois anos. Homens acima de 35 anos e mulheres acima de 45 anos devem ter seus níveis de colesterol aferidos aos menos uma vez, sendo que pessoas que apresentam algum fator de risco para Doença Arterial Coronariana (DAC), a exemplo de hipertensos ou tabagistas, devem aferir os níveis de colesterol a partir dos 20 anos.
“A sociedade Americana de Cardiologia, por sua vez, tem uma estratégia mais arrojada de rastreamento da hipercolesterolemia (elevação patológica da taxa de colesterol no sangue). Defende que todo indivíduo entre 20 e 79 anos deve fazer uma estratificação de risco, com exames de colesterol e consulta médica, de cinco em cinco anos”, destacou dr. Lucas Andrade.
O cardiologista destaca que o Serviço de Check-up é indicado, principalmente, para pessoas que desejam investir na prevenção e encontram na escassez do tempo o grande empecilho para realizar uma avaliação médica criteriosa e uma estratificação de risco cardiovascular.
“Oferecemos um pacote básico de exames que é customizado de acordo com a necessidade do paciente. Os resultados da avaliação e exames complementares são discutidos junto com o próprio paciente e um plano terapêutico é sugerido. Quando necessário, o paciente é encaminhado para algum especialista”, conta o coordenador.
“Calculamos ainda, junto com o próprio paciente, o risco de ele ser acometido por um evento cardiovascular nos próximos dez anos e os potenciais impactos das mudanças propostas”, completou. A consulta e os exames são realizados em uma única manhã no Centro Médico Cárdio Pulmonar.

Algumas indicações para pacientes portadores de hipertensão arterial:
– Consumir quantidade menor que 5 gramas de sal por dia (o que corresponde a uma colher de chá);
– realizar atividade física aeróbica de moderada intensidade por 150 a 300 minutos por semana;
– não fumar;
– não consumir álcool ou fazer uso de forma moderada;
– reduzir peso e manter o peso adequado.
Vale lembrar que a população geral, independente de ser hipertensa, tem benefícios com a adoção das medidas acima.

MAIS NOTÍCIAS