PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 29 de maio de 2019

Gastroenterologista dá dicas para manter saúde digestiva

No dia dedicado à saúde digestiva – 29 de maio -, o coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Cárdio Pulmonar, o gastroenterologista Allan Rêgo, chama a atenção para a importância da prevenção de doenças relacionadas ao trato gastrointestinal. O mês de maio, chamado de “maio roxo”, é dedicado à conscientização sobre as doenças intestinais, com destaque para Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Como destaca o especialista, “a saúde digestiva envolve não apenas o tratamento, sendo extremamente importante a prevenção”. O médico chama a atenção para a relação entre as patologias, o histórico familiar e maus hábitos de vida relacionados à alimentação, ao consumo de álcool, ao estresse e falta de atividade física.

“Apesar de termos como referência o dia 29 de maio, permanentemente devem ser adotados acompanhamento médico regular e boas práticas diárias, prevenindo-se, assim, muitas doenças que afetam o aparelho digestivo”, orienta.

Fatores de risco

Allan Rêgo cita ainda os fatores de risco para o desencadeamento de doenças, incluindo o câncer. “Alguns tipos de câncer só apresentam sintomas quando já estão em estágio avançado. Por isso, é importante combater a obesidade, o sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e evitar dieta pobre em fibras (rica em gorduras e carne vermelha e defumados). A idade e o histórico pessoal ou familiar de câncer também precisam ser observados”, pontua.

O gastroenterologista cita também sinais que podem apontar para doenças inflamatórias intestinais, incluindo Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, que são as mais comuns. “Os pacientes podem apresentar diarreia com sangue e pus, dor abdominal tipo cólica, perda de peso, febre, feridas em torno do ânus e ainda dores e inchaço nas juntas”, descreve, lembrando que hoje (29) a Federação Brasileira de Gastroenterologia promove uma série de ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde Digestiva.

MAIS NOTÍCIAS