PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 18 de fevereiro de 2020

Fórum da Medicina Respiratória aborda doenças neuromusculares

Discussão de especialistas envolveu o papel do pneumologista nas patologias

Em mais uma edição, o Fórum da Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) discutiu o papel do pneumologista na doença neuromuscular. O debate, na última sexta-feira (14), contou com apresentação da pneumologista Andrea Barral, especialista em Medicina do Sono, e da neurologista, Marcela Câmara Costa, como debatedora. As duas são especialistas do Cárdio Pulmonar.

Como explica o cirurgião torácico Ricardo Sales, coordenador de Medicina Respiratória do HCP, foram discutidas as principais doenças neuromusculares que afetam a respiração, “como é o caso da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que acomete o general Villas Bôas”. Em novembro de 2019, ele criou o Instituto General Villas Bôas, que ajuda pessoas com doenças raras no Brasil: www.igvb.com.br

A pneumologista Andréa Barral explicou aos participantes como interpretar e cuidar dos problemas pulmonares nesse tipo de doença. Também participaram da aula estudantes do 6º ano de medicina, que fazem estágio curricular no Hospital Cárdio Pulmonar.

A neurologista Marcela Câmara discutiu o tema para analisar de que forma a neurologia interage com a pneumologia e a cirurgia torácica no tratamento das doenças neuromusculares. “Um exemplo frequente desse trabalho conjunto é a indicação da timectomia (cirurgia de remoção do timo) no auxílio do tratamento da miastenia grave (doença autoimune que afeta a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos)”, explica o cirurgião torácico Ricardo Sales, que coordena os fóruns de Medicina Respiratória.

Fóruns

Os fóruns acontecem a cada 15 dias e são uma oportunidade para que médicos de diversas especialidades e outros profissionais de saúde envolvidos com a assistência possam discutir casos mais complexos de forma ampla.
A atividade é aberta a profissionais de outras instituições e não requer inscrição. Todos os médicos da área respiratória estão convidados a participar ou enviar temas e casos para discussão pelo e-mail: ensinoetreinamento@cardiopulmonar.com.br.

MAIS NOTÍCIAS