PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 23 de julho de 2019

Especialistas discutem uso da broncoscopia na prática clínica

O uso da endoscopia respiratória (broncoscopia) na prática clínica foi o tema central de mais uma edição do Fórum de Especialidades em Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP). O encontro, realizado na última sexta-feira (19) e aberto a especialistas de outras unidades de saúde de Salvador, contou com a participação dos pneumologistas e broncoscopistas Almério Machado e Guilherme Montal.

O especialista Almério Machado apresentou atualizações sobre a utilização do lavado broncoalveolar, método de coleta de material da via aérea inferior através da broncoscopia que permite o estudo microbiológico e citopatológico. “O método é utilizado para ajudar no diagnóstico de diversas doenças infecciosas, como a tuberculose, e das não infecciosas, como as patologias pulmonares intersticiais e as neoplasias malignas”, pontuou.

O pneumologista Guilherme Montal falou sobre novidades da criobiópsia transbrônquica, novo método diagnóstico que utiliza a congelação como forma de obter maior remoção de material para o diagnóstico. A técnica permite que, através da broncoscopia, sejam obtidos fragmentos de tecido pulmonar (biópsia) de forma minimamente invasiva e mais efetiva do que a broncoscopia convencional. “A criobiópsia tem contribuído no diagnóstico de doenças intersticiais pulmonares, neoplasias e infecções”, disse o especialista.

A pneumologista do HCP Paula Tannus, que participou como debatedora nesta edição, destacou a importância dos fóruns para o compartilhamento de informações e experiências. “Neste encontro, os médicos puderam discutir a utilidade e eficácia dos métodos no dia a dia e como estas novas técnicas podem beneficiar o paciente com um diagnóstico mais rápido e menos invasivo”, avaliou.

EDUCAÇÃO CONTINUADA – Os fóruns acontecem a cada 15 dias e são organizados pelo cirurgião torácico Ricardo Sales, coordenador da Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar. A atividade, que reúne especialistas na área da medicina respiratória, é aberta a profissionais de outras instituições e dispensa inscrição. Temas e casos podem ser encaminhados como sugestão para discussão pelo e-mail: ensinoetreinamento@cardiopulmonar.com.br.

MAIS NOTÍCIAS