Médicos compartilharam experiência do Cárdio Pulmonar com especialistas de diversas partes do mundo
A equipe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) participou ativimente, em São Paulo, do Congresso Latino-Americano de Intervenção Cardiovascular das sociedades Latino-Americana e Brasileira de Cardiologia Inervencionista (SOLACI – SBHCI 2019). Os cardiologistas ministraram aulas e apresentaram trabalhos científicos, compartilhando a experiência do HCP com médicos do Brasil e de diversas partes do mundo.
Pioneiro no país na realização de angioplastia arterial pulmonar para o tratamento de pacientes com hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC), o cardiologista intervencionista Fábio Solano coordenou a mesa sobre Angioplastia Arterial Pulmonar para o tratamento de pacientes com hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC). Participaram da discussão médicos do Brasil, Argentina e Portugal.
Como diz o especialista, a cirurgia pulmonar de tromboendarterectomia é o tratamento preferencial para os pacientes com HPTEC, pois pode curar a doença e evitar a morte. “No entanto, a intervenção é contraindicada quando as artérias pulmonares obstruídas são pequenas e de difícil acesso ou quando há um risco cirúrgico alto para o paciente”, explica.
Nesses casos, a angioplastia é realizada através de cateterismo cardíaco, feito em várias sessões e em diferentes dias para desobstruir o maior número possível de ramos arteriais pulmonares comprometidos. “A técnica reduz a pressão sanguínea pulmonar e a sobrecarga cardíaca, melhorando a qualidade de vida dos pacientes através da redução dos sintomas”, diz.
Trabalho premiado
Representando o Cárdio Pulmonar, também participaram do congresso, entre 1º e 3 de agosto, os médicos Carlos Vinícius do Espírito Santo e Cristiano Guedes, que apresentaram um trabalho conjunto sobre a casuística de TAVI, sob perspectiva minimamente invasiva realizada no HCP. Os dois cardiologistas intervencionistas apresentaram ainda o estudo “Intervenção Coronária com Suporte Hemodinâmico por Balão IntraAórtico em Pacientes Idosos com Síndrome Coronariana Aguda e Coronariopatia de Complexidade Extrema”.
O médico Cristiano Guedes foi premiado pelo melhor trabalho do congresso da SOLACI/SBHCI 2019. Intitulado “Full Hemodynamic Characterization of Intracoronary Physiology: Merging Three-dimensional Intravascular Ultrasound With Fractional Flow Reserve”, o estudo aborda conceitos sobre imagem intravascular e fisiologia coronária e está relacionada à pesquisa da sua tese de Doutorado.
Além disso, o cardiologista intervencionista ministrou palestra sobre a técnica femoral de implante transcateter de válvula aórtica (TAVI). “Trata-se de uma técnica revolucionária no tratamento de estenose valvar aórtica, melhorando a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes, além de permitir rápida recuperação pós-operatória”, destaca Guedes.
18 de fevereiro de 2021
Estimulação cerebral profunda controla sintomas motores da doença e favorece redução do uso de medicamentos, com consequente diminuição de efeitos colaterais
30 de janeiro de 2021
Quatro drives e 11 postos estarão funcionando das 08 às 17 horas A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue neste sábado (30), domingo (31) e segunda-feira (01) em Salvador. No total, quatro drives-thrus e 11 postos de saúde farão a imunização dos trabalhadores que atuam em hospitais públicos e privados, além de instituições contratualizadas […]
26 de janeiro de 2021
Com ensaios e gravação à distância, grupo leva mensagem de esperança e renovação com a canção de Ivan Lins e Vitor Martins
21 de janeiro de 2021
Hospital Cárdio Pulmonar lidera pesquisa multicêntrica e multinacional que envolve mais de 1,3 mil participantes em estágios iniciais da doença
15 de janeiro de 2021
É preciso cuidado com bebidas e o armazenamento de alimentos ingeridos nos dias quentes