PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Contatos: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 WHATSAPP RESULTADOS DE EXAMES

Publicado em: 05 de fevereiro de 2020

Coronavírus e asma são temas do Fórum da Medicina Respiratória

Programação de 2020 foi aberta e incluiu discussão de especialistas sobre surto que surgiu na China e já causou a morte de mais de 490 pessoas

As edições 2020 do Fórum da Medicina Respiratória do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) já foram retomadas. Na primeira edição, estiveram em discussão a atualização de conduta de asma e a condição atual do surto do Coronavírus (2019-nCoV). A infecção iniciada na cidade de Wuhan, na China, já causou a morte de mais de 490 pacientes, sendo apenas dois fora do país de origem: um nas Filipinas e outro no Japão.

O infectologista do Hospital Cárdio Pulmonar, Alan Neves, participou da edição do fórum como palestrante, juntamente com o professor da Universidade Federal da Bahia e diretor executivo da Fundação ProAr, Álvaro Cruz.
Os pneumologistas do HCP Marcel Albuquerque e Larissa Sardigursky conduziram a discussão sobre os temas na última sexta-feira (31).

Fluxo

Diante do surto chinês do Coronavírus, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HCP elaborou um fluxo de atendimento e realizou treinamento das equipes para o atendimento adequado de casos suspeitos de infecção pelo 2019-nCoV.

“A gravidade deste novo vírus ainda está para ser determinada. Entretanto, tendo como referência a SARS-CoV, 20–30% dos pacientes necessitaram de ventilação mecânica e a mortalidade foi de 10%”, explica o infectologista do SCIH Alan Neves.

O pneumologista Álvaro Cruz ressaltou o trabalho da Fundação ProAr junto à comunidade soteropolitana e falou sobre as possibilidades de parcerias acadêmicas com os colegas da pneumologia.  “Todos os anos, em parceria com o grupo internacional GINA, é feita a atualização nos protocolos de tratamento da asma”, disse. Confira recomendações para manejo da asma.

Debates

Os fóruns acontecem a cada 15 dias e, de acordo com o organizador, o cirurgião torácico Ricardo Sales, coordenador da Medicina Respiratória do HCP, são uma oportunidade para que médicos de diversas especialidades e outros profissionais de saúde envolvidos com a assistência possam discutir casos mais complexos de forma ampla.

A atividade é aberta a profissionais de outras instituições e não requer inscrição. Todos os médicos da área respiratória estão convidados a participar ou enviar temas e casos para discussão pelo e-mail: ensinoetreinamento@cardiopulmonar.com.br.

MAIS NOTÍCIAS