PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 18 de março de 2019

Cardiologista do HCP participa de revisão de diretrizes para a cardiologia do esporte do exercício

A atualização das diretrizes para a cardiologia do esporte e do exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Exercício e Medicina Esportiva contou com a participação do cardiologista Luiz Eduardo Ritt, do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP). O especialista, que integra o grupo de 20 autores do documento divulgado este mês, explica que as mais de 320 referências foram revisadas com base em recentes evidências de campo.

“As novas diretrizes para esportes e cardiologia do exercício abordam a triagem pré-participação, doenças cardíacas estruturais e não estruturais, aspectos genéticos dessas patologias, doença valvular, os corações das mulheres atletas, bem como suporte básico de vida para atletas”, enumera Ritt, destacando que o estudo serve como uma atualização para ser aplicada na prática clínica.

O documento, ainda como ressalta o cardiologista, se alinha a muitas sociedades internacionais. “A partir do estudo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e Esportiva também orientam os profissionais a prescreverem corretamente exercícios de intensidade moderada a alta para não-profissionais”, completa Ritt.

Os autores fornecem as evidências mais recentes para responder se determinados atletas (com genótipos positivos e fenótipos negativos) apresentam maior risco de morte súbita, mesmo sem sinais de doença cardíaca estrutural.

As diretrizes podem ser consultadas em: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/ingles/2019/v11203/pdf/i11203024.pdf

MAIS NOTÍCIAS