PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 09 de novembro de 2018

Cárdio Pulmonar recebe Prêmio Latino Americano de Higienização das Mãos

Vencedor do Prêmio Latino Americano de Higienização das Mãos 2017-2018, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) recebeu a premiação na noite desta quarta-feira (7), em cerimônia no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. O prêmio foi conquistado pelo programa inovador implantado desde 2012.

premio1

O HCP foi representado pelo coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e gestor de Prática Médica, o infectologista Alan Neves, pela microbiologista Valéria Magalhães e pelas enfermeiras Olívia Palmeira e Bianca Vivas.
A equipe apresentou ao público as inovações da estratégia multimodal aplicadas que possibilitaram que a incidência de infecção hospitalar chegasse a 1,1%, valor inferior a índices publicados na literatura médica. O Cárdio Pulmonar foi selecionado entre instituições da América Latina.
A política implantada no HCP proporcionou, ainda, a redução expressiva da incidência de infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central nos últimos cinco anos. Em 2018, a taxa de infecção de corrente sanguínea é de zero, um valor menor que a taxa de instituições brasileiras que é de 2,84%, conforme a Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANHP).
Prêmio
A premiação foi conduzida pelo diretor do Programa de Controle de Infecções e do Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente, Didier Pittet, líder da Campanha “Save Lives: Clean Your Hands”. O professor Pittet elogiou as estratégias desenvolvidas pelo Hospital Cárdio Pulmonar.
O Prêmio Latino Americano de Inovação na Higienização das Mãos foi criado para estimular a criatividade e as novas soluções para promover a melhoria da conformidade e sustentabilidade nas práticas de higiene das mãos nas melhores instituições de saúde.

premio3

premio2

MAIS NOTÍCIAS