PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 08 de setembro de 2015

Cárdio Pulmonar realiza IV Exposição da Qualidade

O Cárdio Pulmonar realiza a IV Exposição da Qualidade – Revelando as Boas Ideais. Ao todo, 43 trabalhos produzidos por colaboradores do hospital, seguindo o tema “Sustentando as boas práticas”, estão expostos no térreo do prédio administrativo (PAD) até o dia 30 de setembro.

Os trabalhos abrangem temas e áreas diversas dentro do hospital, como: segurança do paciente; identificação correta do paciente (UTI Cardíaca); melhoria do registro em prontuário (SAME); aumento na adesão dos colaboradores ao treinamento de integração (P&O); redução de custo com energia elétrica (Manutenção) e fortalecimento da atuação farmacêutica na prática clínica (Farmácia).

As produções expostas foram avaliadas pela equipe da Qualidade e Segurança, levando em conta o que é preconizado pelo método PDCA, assim como a utilização das ferramentas da qualidade e a relevância do tema. Uma comissão julgadora já selecionou e premiou os três melhores trabalhos. O mais votado pelo público interno também foi premiado. Houve ainda um prêmio por menção honrosa.

A gerente da Qualidade e Segurança, Janaína Regis, ressalta que o principal ganho para a instituição é o fortalecimento da cultura de segurança e a busca constante pela qualidade nos processos. “Os trabalhos retratam a integração do método à prática. Além disso, a exposição permite a partilha de conhecimento e aprendizado com o uso da metodologia, garantindo que sempre mais integrantes estejam engajados nesta cultura”, afirmou.

Crescimento

A exposição tem conquistado mais adeptos a cada ano. Em 2012, foram 20 trabalhos expostos. Em 2013, participaram 25 projetos e, em 2014, o número chegou a 34. “Percebemos um maior engajamento da equipe operacional no desenvolvimento e apresentação dos trabalhos e uma preocupação em trazer algum processo com melhorias realizadas, além de projetos futuros”, destaca Janaína Régis.

O evento surgiu por estímulo da consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, que mantém a iniciativa há alguns anos. Em 2012, quando realizou a primeira exposição, o Cárdio Pulmonar estava implantando os padrões do manual da Acreditação da Joint Commission International e também a cultura da qualidade e segurança.
Conheça os vencedores:

1º lugar

Aumentando o uso de testes diagnósticos minimamente invasivos em pacientes internados com derrame pleural
Serviço de Medicina Respiratória/Pneumologia
Autores: Manuel Ribeiro Neto, Marcel Albuquerque, Daniela Cavalcante, Gustavo Fortunato, Fábio Sodré e Eduardo Darzé

2º lugar

Fortalecimento da Atuação Farmacêutica na Prática Clínica
Serviço de Farmácia
Autores: Aline Luz, Íbera Bispo, Kise Guimarães, Larissa Oliveira, Valeska Ribeiro, Vanessa Freitas e Paulina Novaes.

3º lugar

Implantação de Correio Eletrônico Interno
Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC
Autores: Eduardo Ramos, Geovani Santangelo, Verilton Lopes, Marcel Matos e Rebeca Dias

Votação Pública

Redução do Tempo de Espera para Classificação de Risco
Unidade de Emergência
Autores: Ana Márcia, José Ayran, Silber Alves, Taciane Ribeiro e Vanessa Castilho.

Menção Honrosa

PROJETO ATUALIZE: Fortalecendo a Prática da Gestão Documental no HCP
Qualidade e Segurança
Autores: Daiane Santos, Gabriela Brizack, Marcele Bispo e Renata Naiara

MAIS NOTÍCIAS