PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Cárdio Pulmonar participa de encontro do Projeto IC – Coração Bem Cuidado

Ritt IC - Coração Bem Cuidado20-02-19 2

Selecionado para participar do estudo Projeto IC – Coração Bem Cuidado, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) esteve representado pelo cardiologista Luiz Eduardo Ritt e pela enfermeira Queila Borges no 1º Encontro de Investigadores do projeto, realizado em Porto Alegre no último dia 15.

A atividade reuniu médicos cardiologista e enfermeiros de 29 hospitais brasileiros para a divulgação das diretrizes do estudo realizado pelos hospitais do Coração (HCor) de São Paulo e Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS). A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Gestor de Treinamento, Epidemiologia e Pesquisa do HCP, o cardioloista Luiz Ritt destaca a importância de o Cárdio Pulmonar participar do Projeto IC – Coração Bem Cuidado, que é um ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional que bisca avaliar a efetividade da promoção de autocuidado, utilizando estratégia de monitoramento e educação baseada no envio de mensagens por telefonia móvel para pacientes com insuficiência cardíaca.

“Com o desenvolvimento do estudo espera-se reduzir o número de internações hospitalares por descompensações e óbitos em pacientes com insuficiência cardíaca de qualquer etiologia”, explica Ritt, destacando que a estratégia impacta diretamente na melhoria da saúde e da qualidade de vida para os pacientes.

“A participação nesse estudo será muito interessante e vem num momento importante para nós, pois estamos implantando no Cárdio Pulmonar o Programa de Cuidados em Insuficiência Cardíaca”, anuncia.

MAIS NOTÍCIAS