PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 17 de maio de 2016

Cárdio Pulmonar é premiado no 35º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia

A equipe de Reabilitação do Cárdio Pulmonar foi premiada no 35º Congresso Norte Nordeste de Cardiologia/28º Congresso Baiano de Cardiologia com o trabalho “Teste do Degrau e Teste da Cadeira são Preditores da Capacidade Funcional Medida pelo Consumo de Oxigênio”. A pesquisa desenvolvida pelos cardiologistas e fisioterapeutas do setor recebeu o segundo lugar na categoria Melhor Tema Livre Oral e foi apresentada pelo cardiologista Luiz Ritt. O congresso aconteceu em Salvador, entre os dias 12 e 15 de maio, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.

“Com este trabalho vimos que testes simples como o da cadeira e do degrau, realizados por fisioterapeutas, podem predizer a capacidade funcional de um paciente. Em um local onde não é possível realizar uma ergoespirometria com facilidade isso ajuda no diagnóstico e ajuda no manejo dos pacientes”, afirmou Ritt.

A pesquisa foi realizada pela equipe do setor de Reabilitação do Cárdio Pulmonar, coordenada por Luiz Ritt e composta por Gustavo Feitosa, Daniela Cavalcanti, Taíssa Claro, Cristiane Feitosa, Eloísa Prado, Alexandre Sales e Jéssica Porto e contou também com a colaboração do coordenador de Medicina Cardiovascular do Hospital Cárdio Pulmonar, o cardiologista Eduardo Darzé. Os estudos continuam em andamento com dados sendo coletados e pesquisados. A intenção, de acordo com Ritt, é publicar a conclusão dos trabalhos em breve.

Um dos pontos destacados pela banca foi o caráter simples e inovador do trabalho. “Os testes da Cadeira e do Degrau não irão substituir a ergoespirometria, mas podemos ter uma ideia da capacidade funcional do paciente até mesmo em consultório”, explicou o cardiologista.

MAIS NOTÍCIAS