PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 12 de dezembro de 2017

Cárdio Pulmonar é certificado no uso de tecnologia da informação na saúde

hmiss

Equipe Cárdio Pulmonar envolvida no projeto

Em mais uma conquista de excelência, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) alcançou o nível 6 no programa de acreditação Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), associação internacional voltada para promover o uso da Tecnologia da Informação no setor da saúde. Com a certificação, o HCP posiciona-se como hospital modelo em transformação digital em saúde.

No Brasil, menos de 20 hospitais alcançaram o 6º nível, o que atesta evolução na adoção do prontuário eletrônico, garantindo maior segurança e qualidade ao paciente.

Para avaliar esse nível de segurança e a qualidade assistencial através do uso de recursos de TI, o modelo classifica os hospitais em 8 níveis (0 a 7). “A HIMSS Analytics classifica hospitais internacionalmente com relação ao estágio de maturidade dos sistemas de Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP)”, explica o gerente de TI, Geovani Santangelo, acrescentando que, para conquistar a certificação, o HCP aperfeiçoou seus sistemas informatizados e integrados, remodelou rotinas e investiu treinamento de equipes.

Sobre os benefícios do prontuário eletrônico, Santangelo destaca a disponibilização de informação estruturada e integrada, prescrições padronizadas, sistemas de apoio à decisão, ciclo fechado de administração de medicamentos com checagem beira leito e validação farmacêutica informatizada, sistemas integrados de radiologia e PACS (sistema de armazenamento e comunicação de imagens), plano de contingência e a segurança da informação.

“Além de promover qualidade assistencial, eficiência operacional e melhor desempenho financeiro, o modelo garante maior segurança ao paciente através da tecnologia da informação”, enumera.

“A certificação HIMSS/EMRAM valida a importância das pessoas, da estrutura, dos sistemas e dos recursos de Tecnologia da Informação como parte estratégica e relevante no processo assistencial seguro e de padrão de qualidade internacional prestado pelo nosso hospital”, diz Geovani, que já anuncia a busca pelo nível máximo da certificação.

“Agora, seguimos firmes na direção da conquista do nível máximo (Estágio 7 – Hospital Digital), conforme as diretrizes preconizadas, de modo a cumprirmos nossa missão e alcançarmos a visão proposta por nossa instituição”, explica, acrescentando que o foco é tornar-se um hospital digital, com informação integrada, acessível e ainda mais segurança para o paciente.

Certificação no Brasil

Conforme dados da empresa HIMMS Analytics, o estágio 6 do EMRAM é uma conquista procurada por muitos hospitais mundialmente, mas ainda são poucos os que alcançaram esta distinção. Desde 2014, que os hospitais brasileiros têm desenvolvido grandes esforços para serem reconhecidos entre os hospitais digitais de elite no mundo. Menos de 20 hospitais já foram reconhecidos como EMRAM Estágio 6 no Brasil.

Sobre a HIMSS

HIMSS Analytics é uma subsidiária integral sem fins lucrativos da Information and Management Systems Society (HIMSS). A empresa coleta e analisa dados de saúde relacionados com os processos de TI para ambientes, produtos, custos e composição do departamento de sistemas da informação, métricas de gerenciamento do departamento de sistemas da informação, as tendências de saúde e as decisões relacionadas com as compras.

HIMSS Analytics fornece dados de alta qualidade e competência analítica para organizações de prestação de serviços de saúde, empresas de TI para a saúde, governos estaduais, empresas financeiras, empresas farmacêuticas e empresas de consultoria.

Fonte:www.himssanalytics.org

MAIS NOTÍCIAS