O coordenador do Centro de Cardiologia do Exercício do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP), o cardiologista Luiz Ritt, foi um dos convidados da América Latina para ministrarem aula no EuroPrevent 2019, congresso da sociedade europeia de cardiologia realizado em Lisboa entre os dias 11 e 13 de abril.
A atividade, como destaca o médico do HCP, “é considerada a mais importante no mundo em prevenção cardiovascular, reabilitação cardíaca e cardiologia do esporte e do exercício”. Durante a aula para especialistas de diversas partes do mundo, Ritt falou sobre Combining imaging and CPX test is it worthwile? (Combinando imagem e teste cardiopulmonar: vale a pena?).
A experiência em reabilitação de pacientes no Centro de Cardiologia do Exercício do Cárdio Pulmonar resultou num trabalho de pesquisa que também foi apresentado durante o EuroPrevent 2019.
“Foi muito importante nossa participação representando o Cárdio Pulmonar, representando o Brasil e compartilhando nossa experiência com os principais nomes da cardiologia do exercício e prevenção cardiovascular no mundo”, avalia o cardiologista Luiz Ritt.
Sobre o congresso
O EuroPrevent reuniu cardiologistas, clínicos gerais, profissionais de saúde aliados, cientistas básicos e jovens pesquisadores. Especialistas de diversas partes do mundo se reuniram em um fórum interativo para apresentar suas pesquisas e compartilhar conhecimento, com cursos e simpósios científicos abrangendo um amplo espectro de tópicos sobre prevenção e reabilitação cardiovascular.
Entre os temas do congresso, destaque para aspectos de diabetes e risco cardiovascular, prevenção do AVC, tratamento de pacientes com fibrilação atrial, programas de reabilitação cardíaca, exercícios com doenças cardiovasculares e outras questões ligadas à cardiologia esportiva. Também fizeram parte da programação discussões sobre os benefícios da adoção de um estilo de vida saudável.
18 de fevereiro de 2021
Estimulação cerebral profunda controla sintomas motores da doença e favorece redução do uso de medicamentos, com consequente diminuição de efeitos colaterais
30 de janeiro de 2021
Quatro drives e 11 postos estarão funcionando das 08 às 17 horas A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue neste sábado (30), domingo (31) e segunda-feira (01) em Salvador. No total, quatro drives-thrus e 11 postos de saúde farão a imunização dos trabalhadores que atuam em hospitais públicos e privados, além de instituições contratualizadas […]
26 de janeiro de 2021
Com ensaios e gravação à distância, grupo leva mensagem de esperança e renovação com a canção de Ivan Lins e Vitor Martins
21 de janeiro de 2021
Hospital Cárdio Pulmonar lidera pesquisa multicêntrica e multinacional que envolve mais de 1,3 mil participantes em estágios iniciais da doença
15 de janeiro de 2021
É preciso cuidado com bebidas e o armazenamento de alimentos ingeridos nos dias quentes