PARA MÉDICOS PARA PACIENTES
Central de Atendimento: 71 4020.2322 RESULTADOS ORÇAMENTOS COVID 19

Publicado em: 05 de junho de 2020

Ambulatório de Urgências Ortopédicas do Cárdio Pulmonar vai iniciar atendimento

No isolamento social, especialistas apontam para aumento dos casos de pacientes com lesões causadas durante atividades físicas sem acompanhamento

 

Atender urgências ortopédicas com rapidez e segurança fora do ambiente hospitalar. Essa é a proposta do Ambulatório de Urgências Ortopédicas que começa a funcionar nesta segunda-feira (8) no Centro Médico Cárdio Pulmonar, numa estrutura independente do hospital.

No isolamento social, tem sido frequente a ocorrência de lesões decorrentes de treinos realizados em casa, através de aulas on-line sem acompanhamento profissional, como observa o coordenador do Serviço de Ortopedia do Cárdio Pulmonar, Guillermo Tierno.

“As atividades físicas são fundamentais, sobretudo no isolamento social. No entanto, é preciso estar atento aos cuidados, como, por exemplo, usar tênis para diminuir o impacto e tapete para reduzir atrito com o solo, além de respeitar as amplitudes articulares reduzindo as chances de lesões”, orienta.

O serviço, que inicialmente funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, conta com uma equipe de ortopedia envolvendo várias subespecialidades para atender pacientes com dores agudas, entorses, lesões musculoesqueléticas e traumas que causam desconforto e necessitam de atendimento.

Além disso, o especialista diz que a equipe está pronta para o atendimento de pacientes com outras doenças não traumáticas, como artrites, infecções e dores em geral.

Atendimento tardio e automedicação

Com medo de contaminação pelo novo coronavírus, muitos pacientes têm sofrido as lesões em casa e deixado de procurar atendimento ou retardado a consulta com o especialista, o que pode levar a um agravamento do quadro, como explica Guillermo Tierno. O mesmo acontece com pacientes com doenças crônicas, como as atrites, infecções e dores diversas.

O ortopedista alerta ainda para as possíveis consequências decorrentes da automedicação, sobretudo diante do aumento de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

“Além do risco natural da automedicação com analgésicos e anti-inflamatórios, alguns medicamentos podem, inclusive, elevar o risco de sangramentos e causar complicações do quadro viral”, alerta, destacando a importância da busca pelo atendimento médico.
Estrutura
O Ambulatório de Urgências Ortopédicas contempla uma sala de atendimentos, consultório e uma sala de pequenos procedimentos ortopédicos, com dois leitos e suporte de técnicos de enfermagem. Os atendimentos acontecerão através de consultas marcadas ou por ordem de chegada.

Informações:
* Telefone: (71) 4020-2322
* Endereço: Centro Médio Cárdio Pulmonar – Rua Ponciano Oliveira, 157 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41950-275.

 

MAIS NOTÍCIAS