No isolamento social, especialistas apontam para aumento dos casos de pacientes com lesões causadas durante atividades físicas sem acompanhamento
Atender urgências ortopédicas com rapidez e segurança fora do ambiente hospitalar. Essa é a proposta do Ambulatório de Urgências Ortopédicas que começa a funcionar nesta segunda-feira (8) no Centro Médico Cárdio Pulmonar, numa estrutura independente do hospital.
No isolamento social, tem sido frequente a ocorrência de lesões decorrentes de treinos realizados em casa, através de aulas on-line sem acompanhamento profissional, como observa o coordenador do Serviço de Ortopedia do Cárdio Pulmonar, Guillermo Tierno.
“As atividades físicas são fundamentais, sobretudo no isolamento social. No entanto, é preciso estar atento aos cuidados, como, por exemplo, usar tênis para diminuir o impacto e tapete para reduzir atrito com o solo, além de respeitar as amplitudes articulares reduzindo as chances de lesões”, orienta.
O serviço, que inicialmente funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, conta com uma equipe de ortopedia envolvendo várias subespecialidades para atender pacientes com dores agudas, entorses, lesões musculoesqueléticas e traumas que causam desconforto e necessitam de atendimento.
Além disso, o especialista diz que a equipe está pronta para o atendimento de pacientes com outras doenças não traumáticas, como artrites, infecções e dores em geral.
Atendimento tardio e automedicação
Com medo de contaminação pelo novo coronavírus, muitos pacientes têm sofrido as lesões em casa e deixado de procurar atendimento ou retardado a consulta com o especialista, o que pode levar a um agravamento do quadro, como explica Guillermo Tierno. O mesmo acontece com pacientes com doenças crônicas, como as atrites, infecções e dores diversas.
O ortopedista alerta ainda para as possíveis consequências decorrentes da automedicação, sobretudo diante do aumento de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
“Além do risco natural da automedicação com analgésicos e anti-inflamatórios, alguns medicamentos podem, inclusive, elevar o risco de sangramentos e causar complicações do quadro viral”, alerta, destacando a importância da busca pelo atendimento médico.
Estrutura
O Ambulatório de Urgências Ortopédicas contempla uma sala de atendimentos, consultório e uma sala de pequenos procedimentos ortopédicos, com dois leitos e suporte de técnicos de enfermagem. Os atendimentos acontecerão através de consultas marcadas ou por ordem de chegada.
Informações:
* Telefone: (71) 4020-2322
* Endereço: Centro Médio Cárdio Pulmonar – Rua Ponciano Oliveira, 157 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41950-275.
18 de fevereiro de 2021
Estimulação cerebral profunda controla sintomas motores da doença e favorece redução do uso de medicamentos, com consequente diminuição de efeitos colaterais
30 de janeiro de 2021
Quatro drives e 11 postos estarão funcionando das 08 às 17 horas A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue neste sábado (30), domingo (31) e segunda-feira (01) em Salvador. No total, quatro drives-thrus e 11 postos de saúde farão a imunização dos trabalhadores que atuam em hospitais públicos e privados, além de instituições contratualizadas […]
26 de janeiro de 2021
Com ensaios e gravação à distância, grupo leva mensagem de esperança e renovação com a canção de Ivan Lins e Vitor Martins
21 de janeiro de 2021
Hospital Cárdio Pulmonar lidera pesquisa multicêntrica e multinacional que envolve mais de 1,3 mil participantes em estágios iniciais da doença
15 de janeiro de 2021
É preciso cuidado com bebidas e o armazenamento de alimentos ingeridos nos dias quentes