A Cardio-Oncologia é uma subespecialidade médica focada na prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações cardiovasculares relacionadas às terapias contra o câncer. Essa especialidade tem conquistado um papel fundamental na medida em que surgem novas terapias anticâncer capazes de melhorar a sobrevida dos pacientes, mas também associadas a complicações cardiovasculares como insuficiência cardíaca, arritmias, hipertensão, isquemia e trombose. Essas complicações dos diversos tratamentos para o câncer são conhecidas genericamente como cardiotoxicidade.
O programa de Cardio-Oncologia do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) é formado por um grupo de cardiologistas especializados no atendimento clínico e na avaliação ecocardiográfica específica de pacientes oncológicos. O objetivo primordial do programa é garantir a segurança cardiovascular dos pacientes durante o tratamento para o câncer – em outras palavras, garantir que o paciente receba o melhor tratamento oncológico com o menor risco possível de complicações cardiovasculares.
Todos os pacientes submetidos a tratamentos anticâncer com potencial de causar cardiotoxicidade são candidatos ao programa, particularmente aqueles com idade > 60 anos ou que possuem cardiopatia diagnosticada ou fatores de risco para cardiopatia.
Uma vez referenciado pelo oncologista, o paciente deve agendar por telefone uma consulta com um dos cardiologistas do programa de Cardio-Oncologia do HCP. A avaliação é focada na identificação precoce de lesão do músculo cardíaco e na construção de estratégias de prevenção. Além da avaliação clínica, utilizamos exames capazes de detectar cardiotoxicidade antes do surgimento de sintomas e com grande potencial de reversibilidade. São eles o ecocardiograma com Strain longitudinal global e a troponina de alta sensibilidade. A periodicidade da avaliação clínica e da realização desses exames será definido pelo cardiologista e o oncologista.
A cada avaliação com o cardiologista do programa, o oncologista receberá um relatório com as recomendações formuladas para a segurança dos pacientes. Todas as decisões referentes ao tratamento e prevenção de cardiotoxicidade serão compartilhadas entre o cardiologista, o oncologista e o paciente.
Cardiologistas: Eline Lobo – CRM: 19764 | Tonnison Silva – CRM: 16403
Ecocardiografistas: Fabio Soares – CRM: 15740 | Gildo Mota – CRM: 15682 Adriana Nicory – CRM: 14954 | Ricardo Rezende – CRM: 22702
Consultas: 3203-2200