Central de Contatos: 71 3203.2200 Geral: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 Consultas: 71 3203.2222

Publicado em: 07 de novembro de 2018

Semana de Cuidados Paliativos é direcionada a cuidadores

comissao de cuidados paliativos_menor

 

Ampliar o conhecimento sobre os cuidados paliativos e provocar uma reflexão da equipe assistencial para a importância do autocuidado. Esses são os principais objetivos da 2ª Semana de Cuidados Paliativos promovida pelo Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) até sexta-feira (9).

A programação foi aberta com aula do diretor Médico e de Qualidade do HCP, o cardiologista Eduardo Darzé, na noite de segunda-feira (5), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no Cabula. O especialista, que é coordenador de Medicina Cardiovascular, falou para estudantes de medicina e profissionais de saúde sobre “Cuidado Centrado no Paciente: Experiência e Comunicação”.

Como explica o coordenador do Grupo de Cuidados Paliativos do HCP, o médico intensivista Silber Rodrigues Aves, nesta edição a semana tem as atenções voltadas ao cuidador que sofre da chamada “fadiga de compaixão”, o que ameaça a saúde e a qualidade de vida desses profissionais.

“Os cuidadores focam em atender bem o paciente e a família, nos indicadores do hospital e na rotina e acabam esquecendo-se de zelar pelo corpo e pela espiritualidade”, comenta, salientando que o conceito de cuidados paliativos já é bem difundido no mundo e que os profissionais de saúde são importantes multiplicadores junto às famílias e às comunidades em que vivem.
Sobre a especificidade do trabalho do grupo multidisciplinar de cuidados paliativos, o coordenador explica que os profissionais da assistência precisam entender o que realmente importa para o paciente e familiares, identificando as demandas reais.

“Muitas vezes, empreendemos um esforço muito grande para manter o paciente bem clinicamente, administrando a medicação na forma e horários corretos, fornecendo alimentação adequada, e a demanda maior naquele momento pode ser apenas proporcionar um banho no chuveiro, por exemplo”, explica o médico, que é pós-graduado em medicina paliativa.

PROGRAMAÇÃO

Na noite desta terça-feira (6), os profissionais do HCP participaram da palestra “Cuidar de quem cuida”, ministrada na Sala de Treinamento do PAD pela psicóloga da Clínica Florence, Talita Moreira.

As ações seguem quarta e quinta com visitas do grupo multidisciplinar às unidades do Hospital Cárdio Pulmonar. Os profissionais farão palestras sobre “Sofrimento Assistencial” nos dois turnos. Na sexta-feira, a programação será encerrada às 15h com a exibição de trechos do filme “Wit: Uma lição de vida”, seguida de discussão e troca de experiências.

EQUIPE – Além do coordenador Silber Alves, a equipe multidisciplinar de cuidados paliativos do Cárdio Pulmonar conta com a médica pneumologista Silvia Seligmann, a psicóloga Juliana Susin, a fisioterapeuta Rafaela Montenegro, a enfermeira Paula Pamponet, a nutricionista Fernanda Lacerda, a farmacêutica Íbera Bispo e a assistente social Tatiana Santana.

dr ritt algumas palavras_menor

equipe enfermagem_menor

MAIS NOTÍCIAS