Cárdio Pulmonar - Curso para tratamento minimamente invasivo de cálculo renal
Central de Contatos: 71 3203.2200 Geral: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 Consultas: 71 3203.2222

PARA PACIENTES

PARA MÉDICOS

Publicado em: 06 de junho de 2018

Curso para tratamento minimamente invasivo de cálculo renal

Dr-Lucas-Batista_site-2Médicos urologistas e residentes de urologia participam em Salvador do Curso Teórico-Prático de Ureterorrenolitotripsia Flexível. O treinamento, que inclui a realização de cirurgias, será realizado nos dias 15 e 16 no Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) e no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia.

O professor colombiano Carlos Gustavo Trujllo, especialista na técnica usada para tratamento minimamente invasivo dos cálculos renais, será um dos instrutores. A atividade é uma parceria entre os hospitais, Handle e a Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Bahia.

O método é indicado nos casos em que as calcificações estão fora do alcance dos aparelhos semi-rígidos tradicionalmente utilizados. “O ureteroscópio flexível pode atingir todos os locais do aparelho urinário através da ureter, sem que sejam necessárias incisões na pele”, explica o coordenador da Urologia do HCP, Lucas Batista, que é um dos coordenadores do curso, juntamente com o urologista Ubirajara Barroso.

A atividade terá início no dia 15, às 8h, no Hospital Cárdio Pulmonar. A aula de abertura “Indicações e Uso de Ureterorrenoscópio Flexível” será ministrada por Fábio Sepúlveda. Em seguida, o convidado internacional Carlos Trujllo dará sequência, explicando o passo a passo da técnica. Também fazem parte da organização os urologistas do Hospital Cárdio Pulmonar Fábio Sepúlveda, Marcelo Cerqueira.

Além das cirurgias, a programação do curso inclui aulas expositivas, atividades simuladas e discussões de casos clínicos.

MAIS NOTÍCIAS