PARA PACIENTES

PARA MÉDICOS

SCIH << voltar


Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)

Infecção hospitalar é um grave problema durante a assistência a saúde em pacientes internados. Estima-se uma prevalência de até 7,6% em países desenvolvidos. Este número p
ode ser até três vezes maior em países não desenvolvidos. Sua ocorrência leva a um aumento no tempo de  permanência hospitalar, maior custo de internação e, em alguns casos, até mesmo a morte. Desta forma, é fundamental a sua prevenção.

 

No Cárdio Pulmonar, a prevenção da infecção hospitalar é coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O setor é responsável pelo gerenciamento do programa  institucional de prevenção e redução da incidência e gravidade das infecções relacionadas à assistência à saúde, através do aprimoramento e segurança dos processos assistenciais. Este programa define o conjunto de ações de prevenção para pacientes, visitantes e integrantes do hospital, com base em:

 

 

O Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Cárdio Pulmonar é uma prioridade institucional. Ele garante uma assistência segura e de qualidade para os pacientes e seus familiares

higiene_maos_cover

Higienização das Mãos – um pilar

O programa é abrangente, mas possui pilares fundamentais. Um deles é a Higienização das Mãos, considerado método mais barato e eficaz na prevenção de infecção hospitalar. Através de um plano específico, o SCIH do Hospital Cárdio Pulmonar desenvolve ações contínuas e que levaram a uma adesão elevada dessa prática. Os resultados alcançados na instituição são satisfatórios e as taxas estão acima da média mundial. Ainda assim, o plano realiza ações contínuas de melhoria.