Central de Contatos: 71 3203.2200 Geral: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 Consultas: 71 3203.2222

Uroginecologia << voltar

A Uroginecologia é uma sub-especialidade da Urologia que cuida da anatomia e funcionamento da pelve feminina, ou seja, trata os problemas urinários baixos, da bexiga e da uretra, além dos outros órgãos como, vagina, útero, reto e região perineal. Dentre as principais doenças relacionadas a essa subespecialidade estão a incontinência urinária e os prolapsos genitais, causadas, principalmente, pelo enfraquecimento das estruturas e ligamentos que dão suporte ao assoalho pélvico.

A incontinência urinária é definida como perda involuntária de urina. Os prolapsos genitais, por sua vez, correspondem à saída dos órgãos pélvicos (como vagina, bexiga, reto ou útero) pelo canal vaginal. A queixa mais comum das pacientes é o surgimento de uma “bola” ou abaulamento vaginal, que aumenta com esforço e pode estar associada a dificuldades para defecar e urinar. Tratam-se de condições que afetam dramaticamente a qualidade de vida da mulher, comprometendo seu bem estar físico, emocional, psicológico e social.

O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar em conjunto com a Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem e é definido conforme o quadro clínico da paciente e gravidade da doença, variando desde condutas conservadoras como exercícios fisioterápicos e uso de medicações até a realização de procedimentos cirúrgicos. Os recentes avanços cirúrgicos têm proporcionado a realização de procedimentos minimamente invasivos, os quais exigem profissionais especializados, apresentando excelentes resultados com menores taxas de complicações. As cirurgias são realizadas por pequenos cortes, com a colocação de telas especiais via vaginal, ou cirurgia laparoscópica.

O Serviço de Uroginecologia do Hospital Cárdio Pulmonar conta com profissionais altamente especializados, com larga experiência em procedimentos minimamente invasivos, habilitados para o acolhimento dessas pacientes, dispondo de serviço de atendimento em consultório e realização de exames específicos para um diagnóstico precoce.