Central de Contatos: 71 3203.2200 Geral: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 Consultas: 71 3203.2222

Uro-Oncologia << voltar

O serviço de Uro-Oncologia é responsável pelo tratamento dos tumores urológicos: câncer de próstata, bexiga, rins, adrenal, testículos e pênis. Todos esses tumores têm a cirurgia como base de tratamento e são passíveis de cura, desde que diagnosticados em fase inicial. O urologista é o médico responsável pelo rastreamento, diagnóstico e tratamento dessas doenças, em um envolvimento multidisciplinar com as equipes de Oncologia, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens e sua detecção precoce é fundamental para um desfecho satisfatório. O rastreamento através de exame clínico e PSA é recomendado pelas sociedades urológicas e implementado no Hospital Cárdio Pulmonar. Tumores de bexiga e rim são frequentes e ocorrem tanto em homens quanto mulheres, sendo aconselhável investigação a todo paciente que apresente sangramento pela urina. Tumores de testículo se manifestam por nódulos testiculares de crescimento rápido, principalmente em homens jovens. Felizmente, seu tratamento apresenta altas taxas de cura. Os tumores de pênis são menos frequentes e podem ser prevenidos por uma boa higiene genital.

A Uro-Oncologia do Hospital Cárdio Pulmonar dispõe de profissionais habilitados para tratamento de todos esses tipos de tumores por técnicas minimamente invasivas: endoscópica, laparoscópica. Nossa equipe oferece consultas eletivas, tratamento de urgência 24h por dia, cirurgia eletiva, integração com equipe de Oncologia e outras equipes, além de suporte humanizado para acolhimento das demandas de pacientes fragilizados pela doença.