Central de Contatos: 71 3203.2200 Geral: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 Consultas: 71 3203.2222

Programa de Doenças Estruturais do Coração << voltar

O que é?

O programa de tratamento de doenças estruturais do coração do Hospital Cárdio Pulmonar é um núcleo assistencial multidisciplinar voltado para o tratamento minimamente invasivo de doenças valvares e congênitas.

Para quais pacientes?

O programa é voltado para pacientes sintomáticos com estenose aórtica ou insuficiência mitral graves, ou portadores de defeitos congênitos como comunicações inter-atriais, forâmen oval patente ou canal arterial patente. O foco deste programa está nos pacientes com risco cirúrgico alto ou proibitivo, ou aqueles que preferem uma alternativa de tratamento menos invasivo.

Como os pacientes são selecionados?

Os pacientes referidos por seus médicos assistentes, do corpo clínico do hospital ou externos, são submetidos a um processo padronizado de avaliação do risco cirúrgico, da síndrome de fragilidade, do estado funcional/cognitivo e da possibilidade técnica de realização do procedimento percutâneo. Os casos clínicos selecionados são então apresentados e avaliados pelo Heart Team do Cárdio Pulmonar, em sessão aberta a todos os interessados, onde a presença do médico assistente é fundamental para definição da melhor conduta para o seu paciente.

Como funciona?

A maioria dos procedimentos é realizada pelo cardiologista intervencionista na sala de hemodinâmica, guiado pelo ecocardiograma transesofágico e sob anestesia ou sedação intravenosa. Além de estar a postos para qualquer complicação, o cirurgião cardíaco realiza primariamente os procedimentos que requerem mini-toracotomia e/ou acesso transapical.

O que já fizemos?

Desde a sua concepção, há 2 anos, a equipe já realizou o fechamento de comunicações inter-atriais e forâmens ovais patentes, dez implantes percutâneos de próteses valvares aórticas (TAVI) e a primeira correção percutânea bem-sucedida no estado da Bahia da insuficiência mitral (MitraClip®). Todos os procedimentos foram realizados com sucesso e todos os pacientes receberam alta hospitalar.

Como posso ser indicado para o programa?

É muito simples! Basta entrar em contato com um dos cardiologistas clínicos do programa*. Eles acompanharão os pacientes durante todo o processo, da primeira consulta até a alta hospitalar, momento em que devem retornar aos cuidados do seu médico. A presença do médico assistente durante o período de hospitalização é mais do que bem-vinda.

*Equipe de cardiologia clínica do programa:

Adriano Martins
Eduardo Darzé
Gustavo Feitosa
Luiz Ritt

Marcação de Consultas: 71.3203-2200