Central de Contatos: 71 3203.2200 Geral: 71 3203.2200 Consultas e Exames: 71 3203.2222 Consultas: 71 3203.2222

PARA PACIENTES

PARA MÉDICOS

Acreditação << voltar

estatistica_jciPrimeiro na Bahia, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) conquistou, em junho de 2017, a acreditação da Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde. Após rigorosa avaliação realizada em todos os setores do hospital e do centro médico
por uma equipe multidisciplinar especializada, o HCP recebeu o Gold Seal of Approval® (Selo de Aprovação de Ouro). O Cárdio Pulmonar é o 35º hospital acreditado pela JCI no Brasil, sendo o 4º no Norte/Nordeste, num universo de 6.761 hospitais públicos e privados existentes no país, segundo dados do Ministério da Saúde/Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Com a certificação nos padrões da JCI, o Cárdio Pulmonar se posiciona entre os melhores hospitais do mundo, uma conquista que reforça a sua cultura da qualidade. Ser acreditado pela JCI significa dizer que os procedimentos assistenciais são realizados dentro dos melhores padrões internacionais de qualidade e segurança para pacientes, familiares, profissionais e parceiros. Para auxiliar o processo de obtenção da certificação da JCI, que tem validade de três anos com avaliações anuais, o Cárdio Pulmonar contratou a consultoria do Instituto de Consultoria e Gestão do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, que foi a primeira unidade hospitalar certificada pela JCI fora dos Estados Unidos, em 1999.

O que Acreditação?

A auditoria em saúde é essencial para medir a qualidade da assistência e propor o aprimoramento de processos em busca de melhores resultados na prática clínica. A acreditação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de uma cultura de segurança e qualidade dentro de uma organização que continuamente se esforça para aprimorar processos de cuidado com o paciente, além de favorecer um ambiente seguro também para os profissionais, acompanhantes, visitantes e parceiros.
Antes da avaliação final para a acreditação, são feitas análises em caráter de teste. Durante essas auditorias, chamadas de Tracer, os avaliadores refazem todo o caminho percorrido pelo paciente dentro da instituição. Também são observados processos como aquisição e prescrição de medicamentos, por exemplo.
Todas as etapas são criteriosamente avaliadas para saber se a instituição aplica na prática o que é preconizado nos protocolos de qualidade e segurança. O Hospital Cárdio Pulmonar passou por duas auditorias Tracer, em 2015 e 2016.
Os critérios de avaliação para a certificação envolvem aspectos relacionados a infraestrutura do ambiente hospitalar, direitos e deveres dos pacientes, tratamento e prontuário do paciente, capacitação e treinamento dos profissionais, gestão de riscos, prevenção e controle de infecção hospitalar, entre outros.
Uma particularidade da certificação da JCI, escolhida pelo Hospital Cárdio Pulmonar, é que nenhum padrão pode ser zerado, assim como nenhum elemento do capítulo de Meta Internacional de Segurança.

linhatempo_jciConheça a JCI – Joint Commission International

A Joint Commission International é uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, que realiza acreditação desde 1994, atuando em mais de 90 países através do fornecimento de educação, publicações, consultoria e serviços de avaliação. É hoje a líder mundial em acreditação na área de saúde. No Brasil, a JCI é representada exclusivamente pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). https://www.jointcommissioninternational.org